sábado, 15 de maio de 2010

Feira do Livro

As Educadoras dos Jardins de Infância de Chãos, Carregoso e de Igreja organizaram a 2ª Feira do Livro, em colaboração com a livraria Griffus, na Casa da Cultura, no passado dia 27 de Abril, pelas 18h e 30m, com o seguinte programa:
18he3om - Abertura da Feira do Livro pelas Educadoras dos 3 Jardins de Infância de Bitarães;
- Apresentação de obras do Escritor Alexandre Parafita com referência ao seu livro “Histórias a rimar para ler e brincar”.
19h - Dramatização da história “A Zebra Camila”, por um grupo de teatro, ligado ao Grupo Experimental do Porto com a participação das crianças.
Das 19h e 45m às 20h e 30m - Feira do Livro, na sala de exposições da Casa da Cultura.
Esta Feira do Livro teve como principal objectivo incentivar os Pais/Encarregados de Educação à leitura em família e para tal levá-los ao convívio dos livros.
Na abertura, as Educadoras reforçaram a importância da Feira do Livro com o seguinte texto:

Ler é importante!
Os livros ajudam-nos a crescer, a conhecer, a pensar, a interrogar, a duvidar, a sentir, a viajar pelo mundo, a viver e conviver com as mais diferentes culturas e etnias sem sair do nosso lugar.
Quando estamos a iniciar o gosto pela leitura, ler um livro faz-nos sono, não temos muita paciência, não temos tempo, etc, etc, etc, mas depois de ganharmos o hábito de ler, então olharão o “livro” como uma paixão, uma necessidade, uma companhia, um amigo inseparável, enfim como um hábito de que não podemos nem queremos fugir.
Ler um livro na sociedade em que vivemos é lutar por encontrar a calma, a paz e a serenidade que ganhamos ao passar doce e calmamente mais uma página, é enriquecer constantemente a nossa cultura, o nosso mundo interior, é dar espaço ao sonho, à magia, à procura do nosso tão nobre e individual EU.

A presença do Escritor Alexandre Parafita foi muito importante, no alerta que fez aos Pais, no intuito de incentivarem e proporcionarem hábitos de leitura, ao longo da vida dos seus educandos.
Seguiu-se a dramatização da história da “Zebra Camila” com a participação das crianças. Finalmente as crianças dirigiram os Pais e levaram-nos à Feira do Livro, onde consultaram, leram e adquiriram livros.

As Educadoras de Infância:
Ana Maria Santos
Maria Manuela Florentino
Maria Antónia Cardoso

Sem comentários:

Enviar um comentário