sábado, 9 de abril de 2016

Aconteceu na BE…

Desde o início do ano letivo, foram diversas as ações desenvolvidas pela BE, um local de aprendizagem e de partilha de saberes, visando promover a leitura como fator de desenvolvimento individual e social, bem como dinamizar práticas pedagógicas e outras atividades que estimulem o prazer de ler.
Salientamos:

Ø As comemorações do Mês das Bibliotecas Escolares, em outubro, quando A  leitura saiu à rua, levada por alguns alunos do quarto ano dos Centros Escolares de Paredes e Bitarães, até junto dos idosos dos Centros de Dia de Beire e Bitarães e do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Paredes. Acompanhados pelo trompetista Paulo Pacheco, aluno do 6.º grau do Conservatório de Música de Paredes, contaram a história do JB e ouviu-se “Avé Maria”, de Schubert.  Foi uma experiência enriquecedora em que jovens e menos jovens partilharam sorrisos e ternura, guiados pela leitura e pela música.

Ø  Ainda em outubro, falámos de alimentação e os alunos do 2.º ano do agrupamento puderam assistir à apresentação da obra “ O nabo gigante”. Com a construção de cenários “interativos” lembrou-se a importância da solidariedade e entreajuda. Foi uma forma diferente de “ler” uma história e trabalhar a literacia da leitura.


Ø  Em novembro/dezembro, a chamada de atenção foi para a diferença. Mostrando que “é super ser diferente”, a Ovelhinha Preta entrou em cena e visitou os alunos dos JI e do 1.º ano do agrupamento e ainda os alunos da UEAM. A dramatização do conto chamou à atenção para o facto de sermos únicos, dentro das nossas igualdades e diferenças.


Ø  No segundo período foi tempo de a Gata Gatilde lembrar aos mais pequenos que as birras afastam os amigos. Devemos tratá-los com muito respeito e carinho. Mais um momento animado de leitura e partilha. 


Ø  Chegou a vez do Luís Novo nos trazer a sua “Gata Branca” e nos pedir que nos apaixonemos pela leitura. Foi nos centros escolares de Bitarães e Mouriz, para todas as turmas e JI, mesmo os não agrupados. Em abril voltará, para encantar os alunos do Centro Escolar de Paredes.

















Ø  Eis a Semana da Leitura sob o tema “Elos de Leitura”, com partilhas entre pais e filhosleituras em diferentes línguas e o tão apreciado Concurso de Leitura, envolvendo os três ciclos de escolaridade. Momentos de pura delícia, de belas leituras, intercalados com o trinar das guitarras dos alunos do ensino articulado de música, numa parceria com o Conservatório de Música de Paredes.


E até ao final do ano haverá mais coisas para contar e outras tantas para dizer. Até já!

A Equipa da BE

Sem comentários:

Enviar um comentário