APRENDER COM A BE

A ler nos entendemos e a ler crescemos!

Depois de muitas leituras e apresentações, eis que surgem as decisões sobre quais os melhores comentários. Ei-los:



O livro “O Aniversário da Infanta” de Óscar Wilde, fala da Infanta de Espanha e das Índias e da festa do seu décimo aniversário.
A Infanta era uma menina muito mimada que recebeu de prenda de aniversário de um anão que tinha aspeto de monstro. Ela e os seus amigos convidados só se riam e divertiam com ele por causa do aspeto que tinha. O anão era muito brincalhão e tinha muito jeito para divertir as crianças da festa com as suas habilidades. Até ao momento em que, numa sala de espelhos, descobriu que tinha aspeto de monstro. Passado algum tempo, o anão morreu de desgosto porque se apaixonou pela Infanta e pensava que ela sentia o mesmo por ele, porque esta lhe oferecera uma rosa. Ela era mesmo muito mimada e só o queria para divertimento.
Gostei do livro porque dá-nos uma lição sobre gostar das pessoas por aquilo que elas são e não pelo seu aspeto, mas, na minha opinião, é uma obra um pouco infantil.
Luís Alexandre, 5.ºI


Li o livro “Amor de Perdição”, de Camilo Castelo Branco, e gostei muito. Fala de um rapaz e de uma rapariga que se apaixonam, mas que não podiam estar juntos porque os pais deles odiavam-se. Eles tentaram lutar contra a tirania dos pais, mas infelizmente, morreram ao tentar. Esta história fala sobre o verdadeiro amor, é bonita mas um pouco triste e comovente.
Aconselho-os a ler este belo livro!
13/12/2015
Diana, 5.º C

O livro “A Volta ao Mundo em 80 dias” foi escrito por Júlio Verne, que nasceu no ano de 1828 em Nantes, França. O livro conta-nos que o Phileas Fogg, um aristocrata inglês, faz uma aposta com membros do clube que frequentava em como daria a volta ao mundo em oitenta dias. Acompanhado por um criado, partiu nessa aventura, mas logo Fogg é acusado de assaltar um banco, acabando por ter sempre o detetive Fix a persegui-lo.
Fogg e o seu criado atravessaram vários continentes usando transportes daquela época e, por fim, chegaram ao seu destino após enfrentar mil e uma aventuras.
Aconselho-vos a ler o livro porque é interessante e muito divertido!
João Meireles, 5.º I


“Os Maias”, de Eça de Queiroz na minha opinião, é um livro que tem uma história interessante porque tem várias personagens e fala de situações da vida real. Nesta história podemos encontrar romance, amor, amizade e afeto de um avô pelo seu neto.
            Acho que todos deviam ler este livro!           
13/12/2015
Cláudia, 5.º C



O livro “A Fada Oriana” é um livro muito interessante e tem ilustrações muito bonitas. Eu gostei muito de o ler porque é um livro que nos ensina a ser amigos dos outros, mas também ensina que as promessas são para cumprir.

Recomendo a leitura deste livro de Sophia de Mello Breyner Andresen.
Vanessa Ferreira, 5.º I




Eu gostei muito do livro “O Planeta Branco”, de Miguel Sousa Tavares, porque conta uma aventura e eu gosto de aventuras. Nele também se fala de coisas sobre o espaço, como por exemplo: cometas, meteoros, asteroides, estrelas e planetas, que é um tema que me interessa.
Tomás Guedes, 5.º I



“Na Quinta das Cerejeiras” é um livro que está no Plano Nacional de Leitura. É um livro muito interessante, adequado às crianças e escrito por Ilse Losa. Aconselho todas as crianças que gostam de livros a ler este, porque fala da história de um menino que vive numa pequena aldeia com a sua mãe mas, de repente, a sua vida torna-se num “inferno”: muda-se para uma cidade onde não conhece ninguém e vive num apartamento que não tem condições. A mãe tomou esta decisão porque estava desempregada.
Eu entusiasmei-me tanto com este livro, porque de facto a falta de trabalho é cada vez mais o maior problema das famílias, ou seja, este livro acaba por ser um pouco o retrato do dia-a-dia das pessoas que têm de deixar a sua terra natal por uma vida melhor.”


Afonso Gomes , N.º 1, 5.º I



Eu gostei muito da história A Viúva e o Papagaio, de Virginia Woolf,  porque fala da aventura da Senhora Gage, uma velha viúva que descobre inesperadamente que tem uma herança a receber. Vai ter a ajuda do papagaio James que só sabe dizer “Não está ninguém em casa!”. Aconselho a leitura deste livro porque sei que vão gostar.”
Marta Moreira, N.º 17, 5.º I









 "O Diário de um Banana", de Jeff Kinney, é uma coleção que eu aprecio. Gosto de ler as várias histórias porque o escritor fala da vida de Gred, uma personagem que passa por muitas humilhações na escola. Recomendo a leitura destes livros porque é divertido ver como é que a personagem dá a volta aos problemas.”
Hernâni, N.º 9, 5.º I




O livro “O Planeta Azul”, de Luísa Ducla Soares, é um livro de que eu gostei, e gosto, muito de ler, pois ajuda-me a dormir quando eu tenho medo do escuro. É um livro que recomendo porque tem muitos poemas bonitos, tão bonitos que alegram qualquer um. Também gostei do livro porque inclui mais de dez exemplos/sugestões de livros para ler. E todos são muito bons!”
Cláudio, N.º 5, 5.º I



O livro “Se Eu Ficar” fala-nos de uma rapariga de 17 anos que frequenta um conservatório de música e que toca violoncelo. Ela foi selecionada para fazer uma audição em Julliard, uma escola de música profissional e muito famosa internacionalmente.
Um dia, a família Hall vai dar um passeio para se divertir na neve, mas acontece uma tragédia incomensurável. Nas 24 horas seguintes, Mia, a protagonista, vai enfrentar uma situação difícil que a levará ou à morte ou à vida.
A autora é Gayle Forman. Eu gostei da forma como ela escreveu a história e, principalmente, do prólogo. Ela diz no prólogo que, o que aconteceu à família Hall, aconteceu aos seus cunhados. Ela também nos diz que queria fazer uma comparação com o que aconteceu realmente. Queria retratar os momentos dolorosos que os cunhados viveram. Podem crer que a autora conseguiu transmitir muito bem as emoções e os sentimentos de cada personagem.
É um livro muito comovente e acho que aqueles que lerem o meu comentário vão ficar com vontade de ler o livro. Quando li pela primeira vez a sinopse, disse logo «Quero ler este livro». Eu acho que isto vos vai acontecer! Para aqueles que vão ler, espero que gostem da história! Eu gostei!
João Bessa, 6.º H

 Gostei muito da história “A Bela e o Monstro”. Com ela aprendemos uma lição de moral que nos ensina que não devemos julgar ninguém pelo seu aspeto, pois este não nos mostra se a pessoa é boa ou má. Uma pessoa até pode ter um mau aspeto e até uma aparência assustadora, mas ter um bom coração e ser carinhoso. É exatamente isto que acontece nesta história: um monstro com má aparência e cruel é, afinal, um ser carinhoso e de bom coração.
Aconselho a leitura desta história bela e cativante que nos mostra a verdadeira essência do amor.
Marta Moreira, N.º 17, 5.º I



Gostei muito de ler o livro “Corações em Silêncio” de Nicholas Sparks, porque é um livro que retrata uma história baseada em factos verídicos. Este livro retrata a história de um bombeiro chamado Taylor McAden que se dedica a salvar pessoas, pondo a sua própria vida em risco. Um dia, apaixona-se por Denise, uma mãe solteira, que tem um filho de 3 anos, com um atraso de desenvolvimento, e que desaparece num acidente. Taylor vai ajudar Denise a encontrar o filho, mas depois tudo muda…
Aconselho a ler este livro, pois aprenderão que a vida é feita de obstáculos que é necessário ultrapassar.
Bruna Pinheiro, N.º 6, 6.º H


O autor do livro “O Menino- Estrela” é Oscar Wilde, nasceu em 1854 na Irlanda e faleceu em 1900 em Paris. Oscar Wilde foi considerado um dos melhores escritores de língua inglesa. Viveu vários anos em Londres e estudou em Oxford e Dublin. Escreveu vários livros tais como: O Jovem Rei, O Príncipe Feliz, O Retrato de Dorian Grey, entre outros.
O livro fala de dois lenhadores que encontraram um menino. Um deles levou-o para casa. Mas, um dia, apareceu uma pobre mendiga que dizia ser sua mãe, mas o menino não acreditou e mandou-a embora. A partir daqui começa uma linda aventura…
Aconselho a leitura deste livro. Eu gostei!
João Meireles, N.º 11, 5.º I


O autor deste livro é Rico Green. Gostei muito do livro porque é o resumo do filme «Os Descendentes». O livro fala-nos de quatro jovens Mal, Evie, Jay e Carlos que vivem numa ilha chamada Ilha dos Perdidos . A mãe de Mal é a Maléfica, a mãe de Evie é a Rainha Má, o pai do Jay é o Jafar e a mãe de Carlos é a Cruela de Vil. Ben, filho da Bela e do Mostro, decide dar uma oportunidade aos inocentes «filhos» da Ilha dos Perdidos. Será que vão merecer a oportunidade dada? … O resto da aventura é para vocês lerem… Vão gostar!
Ana Catarina Bessa, N.º 2, 6.º H



O livro que venho comentar é “Um Ritmo Perfeito 2”. Este livro fala sobre um grupo de raparigas chamado Barden Bellas.  Elas vão atuar no aniversário do presidente dos EUA: Barack Obama. Só que algo de inesperado vai acontecer nesse espectáculo: a Amy Gorda rasga a calcinha e, como diz no livro, “A Amy Gorda deu uma presente o presidente do hemisfério sul”. Então, as Barden Bellas são suspensas e não podem mais atuar. Elas vão fazer de tudo para regressar às atuações, mas têm de competir com o grupo campeão da Grã-Bretanha: os Das Sound Machine. Elas conseguem chegar às finais e… se quiserem saber se as Barden Bellas conseguiram ganhar, têm de ler o livro. O autor é Mickey Rapkin e inspirou-se na série musical (Glee), que foi um grande sucesso, para escrever este livro.                                                      
 Eu gostei deste livro e espero que gostem também!
João Bessa, N.º 18, 6.º H

Eu aconselho-vos a ler o livro “História de um gato e de um rato que se tornaram amigos”, de Luís Sepúlveda. É uma história de vida que nos ensina muitas lições. Acima de tudo, aprende-se a nunca deixar nada nem ninguém de parte, mesmo que esse alguém tenha alguma incapacidade em ver, ouvir ou andar. Não conhecia o autor e passei a gostar. Agora também sei que escreveu “História de um caracol que descobriu a importância da lentidão” e “História de uma gaivota e de um gato que a ensinou a voar”. 
Filipa Machado,N.º 10, 5.º G

Eu gostei muito do livro “O Ladrão de Palavras”, de Francisco Duarte Mangas. Vale a pena lê-lo porque é muito animado. A história passa-se numa aldeia rodeada de montanhas, na qual aparece, de repente, um ladrão de palavras que nunca ninguém tinha visto. Vagueava pela aldeia com um saco de linho e uma palhinha invisível. Ele aproximava-se em silêncio das pessoas e tirava-lhes as suas melhores palavras. Os habitantes da aldeia perderam, subitamente, não só as palavras como a criatividade, a imaginação, a coragem, a alegria e até o próprio Sol! Metade da aldeia era agora assombrada por uma nuvem escura. Os habitantes decidiram unir-se e enfrentar os seus medos e o próprio ladrão. 
Se queres saber o que aconteceu de seguida, lê o livro!!
Cláudia Bessa, N.º 6, 5.º G

O livro “Rosinha, uma ursinha feliz”, de Manuela Mota Ribeiro, fala de três ursinhas irmãs, muito diferentes umas das outras: a mais velha só se preocupava com o seu aspeto; a do meio chorava todos os dias por causa da roupa; à mais nova não sobrava espaço para ver-se ao espelho, pelo que desenvolveu outras competências, nomeadamente, a capacidade de comunicar, dar e partilhar. Esta história serve de alerta para os problemas da autoimagem, tão frequentes nos tempos que correm, e reforça a importância da construção de uma autoestima sólida.
Joana Pereira, N.º 19, 5.º G

O livro “A Fada Oriana” foi escrito pela grande escritora Sophia de Mello Breyner Andresen e conta-nos a história de uma fada, de seu nome Oriana, que foi enviada pela Rainha das Fadas para cuidar de uma floresta e de todos os seus habitantes: pessoas, plantas e animais. Para mim, este livro é muito bonito porque fala de uma fada extremamente bondosa, prestável, cuidadosa e meiga para com todos. Cometeu um erro, admitiu-o e procurou com persistência emendá-lo. Demonstrou ter um bom coração.
Vânia Osório, N.º 29, 5.º G


Gostaria de recomendar-vos o livro “Rosa, minha irmã Rosa”, de Alice Vieira. Li este livro e apresentei-o na aula de Português. Pessoalmente, achei-o muito interessante, pois conta a história de uma família. A personagem principal é a Mariana, uma menina de 10 anos, filha única, que descobre que vai ter uma irmã. A partir desse momento, nascem conflitos, dúvidas e perguntas para as quais não tem respostas. Na lógica da Mariana a sua vida passa a ser diferente: os que a rodeiam não a entendem; as peças não encaixam; nada faz sentido… Mariana descreve a sua família, os ciúmes que sente, as razões para não aceitar a irmã, o amor e os segredos que só para si…É um livro cheio de emoções e de ensinamentos. A resposta à maior dúvida da Mariana surge quase no final da história. Se ficaste curioso lê esta história maravilhosa!
Ana Jorge Carvalho, N.º 2, 5.º G

José Saramago escreveu o livro “A Maior Flor do Mundo”. ´Conta a história de um menino, muito corajoso, que subiu e desceu várias vezes uma montanha, com água nas mãos, para salvar uma flor. Aconselho a leitura deste livro porque aprendemos, com o menino, que a natureza é importante e que cabe a cada um de nós salvá-la, com pequenos gestos que se tornam grandes.
Gonçalo Pinheiro, N.º 11, 5.º G





Aconselho a leitura do livro “O Príncipe com cabeça de cavalo”, escrito por António Mota. Esta história fala de um príncipe que nasceu com cabeça de cavalo e, quando chegou à idade de casar, nenhuma princesa o queria. Mas um dia a sua sorte mudou, uma princesa quis finalmente casar com ele, só que ele teve de passar por muitos obstáculos para merecer a sua mão. Será que conseguiu? Lê o livro e verás!
Helena Silva, N.º 12, 5.º G