Do Braille, ao QR Code, passando pelo Colour Add, todos os dias nos deparamos com eles, sem lhe darmos a devida importância.
Facebook Biblioteca - AEP Paredes
- Home
- Difusão da informação
- Plataformas online e outras APP
- Documentos
- Contacto da Biblioteca
- A BE/CRE
- Aprender com a BE
- Guiões
- E@D- ENSINO À DISTANCIA (Pais; Alunos; Professores)
- Catálogo
- Literatura: Livros em PDF
- https://www.facebook.com/aep.paredes
- Roteiros Digitais de Leitura
- Imagens de utilização livre
segunda-feira, 24 de outubro de 2016
Dia da Biblioteca Escolar
Para assinalar o dia da Biblioteca Escolar, este ano a 24 de outubro, lançámos o Desafio do mês, baseado no cartaz elaborado e exposto, lembrando que vivemos num mundo de códigos e símbolos que temos que descodificar.
Do Braille, ao QR Code, passando pelo Colour Add, todos os dias nos deparamos com eles, sem lhe darmos a devida importância.


Do Braille, ao QR Code, passando pelo Colour Add, todos os dias nos deparamos com eles, sem lhe darmos a devida importância.
sexta-feira, 14 de outubro de 2016
No mês da Biblioteca Escolar deixamos um testemunho de Ricardo Araújo Pereira. http://www.publico.pt/multimedia/video/ricardo-araujo-pereira-e-os-crominhos-que-adoram-ler-20161014-110630
Etiquetas:
Biblioteca,
MIBE,
Ricardo Araújo Pereira
terça-feira, 27 de setembro de 2016
DIA EUROPEU DAS LÍNGUAS -26 SETEMBRO
O Dia Europeu das Línguas comemorou-se, uma vez mais, na E.B.2,3.
A BE, em articulação com o Departamento de Línguas Estrangeiras e Português, assinalou a efeméride com a elaboração de mensagens em diferentes línguas e a construção de um cartaz com as mesmas.
Na sala dos professores, os alunos apresentaram a rábula criada pelo Vasco Palmeirim, acerca do mau uso dado à Língua Portuguesa e, ainda, um quiz sobre as diferentes línguas europeias.
Foram vários os poliglotas em ação.
O Dia Europeu das Línguas comemorou-se, uma vez mais, na E.B.2,3.
A BE, em articulação com o Departamento de Línguas Estrangeiras e Português, assinalou a efeméride com a elaboração de mensagens em diferentes línguas e a construção de um cartaz com as mesmas.
Na sala dos professores, os alunos apresentaram a rábula criada pelo Vasco Palmeirim, acerca do mau uso dado à Língua Portuguesa e, ainda, um quiz sobre as diferentes línguas europeias.
Foram vários os poliglotas em ação.
Etiquetas:
BE-AVEP,
Biblioteca,
Dia Europeu das Línguas,
Vasco Palmeirim
quinta-feira, 22 de setembro de 2016
Receção 5.º ano 2106/2017
Como é habitual, no início do ano letivo tem lugar a receção aos alunos do 5.º.
A biblioteca é um dos espaços inserido no percurso de reconhecimento dos diferentes espaços da escola. Para eles, em parceria com o Departamento de Português, reservámos um pequeno jogo de palavras sobre sentimentos, que apelava à criatividade e atenção dos participantes.
Como comprovam as imagens, a atividade decorreu com entusiasmo.
A biblioteca é um dos espaços inserido no percurso de reconhecimento dos diferentes espaços da escola. Para eles, em parceria com o Departamento de Português, reservámos um pequeno jogo de palavras sobre sentimentos, que apelava à criatividade e atenção dos participantes.
Como comprovam as imagens, a atividade decorreu com entusiasmo.
quinta-feira, 21 de julho de 2016
Recordar
E como recordar é viver, aqui ficam dois links para que possam ver (ou rever) os filmes do Nabo Gigante e da Ovelhinha Preta, produto das atividades apresentadas pela BE aos JI e turmas do 1.º ciclo do AVEP, no decorrer do ano letivo de 2015-2016.
https://www.youtube.com/watch?v=q3uh_ID9Pj4&feature=youtu.be
https://www.youtube.com/watch?v=xB_hRoMA6MM&feature=youtu.be
Execução do Plano de Atividades/Melhoria 2015-2016
Para tomarem conhecimento das atividades desenvolvidas pela BE-AVEP no ano letivo de 2015-2016
cliquem no link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=CdYvGKgpCcA
Etiquetas:
Agrupamento de Escolas de Paredes,
Atividades,
BE-AVEP
terça-feira, 14 de junho de 2016
Entrega de Diplomas: Desafios e Top Leitores
Aprender com a Biblioteca Escolar
Na última semana de aulas, concluíram-se as apresentações orais interturmas que foram tendo lugar ao longo do ano, no âmbito do projeto "Aprender com a Biblioteca Escolar - Ler é Crescer".
O João e a Bruna, do 6.º H , dois dos alunos mais empenhados no projeto, apresentaram, mais uma vez, dois dos vários livros que leram, desta feita ao 5.º C. Foi mais uma agradável experiência de conversa à volta dos livros.
Destacamos o papel fundamental da professora Isabel Alves Silva nesta interação com a Biblioteca Escolar, no que diz respeito à motivação dos seus alunos.
Etiquetas:
aprender,
Biblioteca Escolar,
Ler é Crescer
Música na Biblioteca
Na passada terça-feira, houve música na Biblioteca: o professor Joel Gomes, acompanhado pelas alunas Lara Moreira, do 6.º D e Fernanda Carneiro, do 6.º F, presentearam-nos com três peças musicais tocadas na flauta de bisel.
Os nossos agradecimentos e parabéns pela simpatia e excelente execução.
sexta-feira, 6 de maio de 2016
No dia três de maio recebemos na nossa escola a escritora Adelina Rosa, mais conhecida por Aline.
Residente em Gondomar, distrito do Porto, Adelina Rosa decidiu fazer da sua aposentação um tempo de enriquecimento pessoal. Ao trabalho de voluntariado na maternidade Júlio Dinis, no Porto, juntou uma paixão dos tempos de menina: escrever.
Passou a recriar contos e histórias infantis que povoam o imaginário de todas as crianças; histórias intemporais mas, agora, contadas em verso.
Em 2012 surge o seu primeiro livro da coleção Contos Mágicos Recriados em Verso: A Bela e o Monstro e outros contos mágicos. Segue-se A Casinha de Chocolate e outros contos mágicos, em 2013 e, em 2015, O principezinho e outras histórias de Princesas.
Participou no projetos Lugares e Palavras do Porto, e Palavras e Lugares de Natal, III”, sob a coordenação de João Carlos Brito, com textos de sua autoria.
Todos os seus trabalhos contam com ilustrações de Aurélio Mesquita e foram editados pela editora Lugar da Palavra.
O encontro com os alunos do 5.º ano de escolaridade decorreu de forma animada e muito participada.
A nossa Biblioteca foi, mais uma vez, palco de um belo momento de partilha e promoção da leitura.
Testemunhos da escritora Aline
«Não devemos criticar os outros pela diferença.»
«A minha motivação para escrever deve-se ao meu tempo livre, ao gosto pela escrita e à minha neta que me incentivou.»
«Devemos levar a amizade a sério.»
«Neste momento não trocaria a minha profissão por outra, pois estou entusiasmada com projetos futuros.»
«Escrevo desde sempre, mas só comecei a editar em 2012.»
«Gostei de todos os meus contos, mas o primeiro foi especial.»
«Gosto muito de escrever contos infantis, porque gosto muito de crianças.»
«Em pequena nunca pensei em ser escritora.»
«Fiquei espantada quando me perguntaram se queria editar o meu livro.»
«Não devemos desistir dos nossos sonhos.»
«Voluntariei-me numa maternidade logo adoro crianças.»
«Aprendo com o meu público.»
«O público mais importante para mim são as crianças. Conto com a opinião delas.»
«O meu gosto pela escrita deve-se ao facto de gostar de crianças.»
Trabalho realizado pelos alunos do 5.ºL
Professora: Teresa Martelo
-“A amizade não tem cor!”
-“ Devemos fazer novos amigos.”
-“Não ter pressa de crescer.”
-“Gosta de estar em contacto com as crianças.”
-“ Sempre gostou de escrever, mas o sonho de ser escritora foi recente. ”
-“O seu público são as crianças.”
-“Escreve há muitos anos, mas só edita há quatro anos.”
-“Ser escritora é comunicar e passar a mensagem para o papel.”
-“Gosta muito de ser escritora.”
-“Sentiu-se muito feliz quando editou o primeiro livro.”
-“Foi o nascimento da neta que a inspirou a escrever.”
-“Sempre que termina de escrever um livro fica muito satisfeita.”
-“Não trocaria a minha profissão de escritora por outra.”
-“A minha vida é feliz com a escrita e com a leitura.”
-“Quis influenciar os alunos mais novos a gostar de poesia.”
-“A escritora Aline emocionava-se quando respondia às nossas questões.”
-“Adora escrever desde pequena.”
-“Somos todos iguais, mas diferentes.”
Trabalho realizado pelos alunos do 5.ºJ
Professora: Teresa Martelo
sábado, 23 de abril de 2016
Dia Mundial do Livro
Para lembrar o Dia Mundial do Livro, a BE associou-se à
disciplina de Espanhol e, no quarto centenário do aniversário da morte daquele
que é considerado o maior escritor do país vizinho, Miguel de Cervantes,
organizou-se uma pequena exposição sobre aquele que dizia :
“
Quando se sonha sozinho, é apenas um sonho. Quando sonhamos juntos, é o começo
da realidade.”
Etiquetas:
Dia Mundial do Livro,
Miguel de Cervantes
Día del Libro - IV Centenario de la muerte de Miguel Cervantes
23 de abril 2016
Día del Líbro
IV Centenario de la muerte de
Miguel de Cervantes
En 2016 se cumplen 400
años de la muerte del célebre Miguel de Cervantes, mundialmente conocido por
haber escrito 'Don Quijote de la Mancha'.
Miguel
de Cervantes Saavedra
(Alcalá de Henares, España, 1547 - Madrid, 1616) Escritor
español, autor de Don Quijote de la Mancha (1605 y 1615), obra cumbre de
la literatura universal. La inmensa fama de este libro inmortal, que parte de
la parodia del género caballeresco para trazar un maravilloso retrato de los
ideales y prosaísmos que cohabitan en el espíritu humano, ha hecho olvidar la
existencia siempre precaria y azarosa del autor, al que ni siquiera sacó de la
estrechez el fulgurante éxito del Quijote, compuesto en los últimos años
de su vida.
Cuarto hijo de un modesto médico, Rodrigo de Cervantes, y
de Leonor de Cortinas, vivió una infancia marcada por los acuciantes problemas
económicos de su familia, que en 1551 se trasladó a Valladolid, a la sazón sede
de la corte, en busca de mejor fortuna. Allí inició el joven Miguel sus
estudios, probablemente en un colegio de jesuitas.
Cuando en 1561 la corte regresó a Madrid, la familia
Cervantes hizo lo propio, siempre a la espera de un cargo lucrativo. La
inestabilidad familiar y los vaivenes azarosos de su padre (que en Valladolid
fue encarcelado por deudas) determinaron que su formación intelectual, aunque
extensa, fuera más bien improvisada. Aun así, parece probable que frecuentara
las universidades de Alcalá de Henares y Salamanca, puesto que en sus textos
aparecen copiosas descripciones de la picaresca estudiantil de la época.
En 1569 salió de España, probablemente a
causa de algún problema con la justicia, y se instaló en Roma, donde ingresó en
la milicia, en la compañía de don Diego de Urbina, con la que participó en la
batalla de Lepanto (1571). En este combate naval contra los turcos fue herido
de un arcabuzazo en la mano izquierda, que le quedó anquilosada.
Cuando regresaba de vuelta a España tras varios años de
vida de guarnición en Cerdeña, Lombardía, Nápoles y Sicilia (donde había
adquirido un gran conocimiento de la literatura italiana), la nave en que
viajaba fue abordada por piratas turcos (1575), que lo apresaron y vendieron
como esclavo, junto a su hermano Rodrigo, en Argel. Allí permaneció hasta que,
en 1580, un emisario de su familia logró pagar el rescate exigido por sus
captores.
Ya en España, tras once años de ausencia, encontró a su
familia en una situación aún más penosa, por lo que se dedicó a realizar
encargos para la corte durante unos años. En 1584 casó con Catalina Salazar de
Palacios, y al año siguiente se publicó su novela pastoril La Galatea.
En 1587 aceptó un puesto de comisario real de abastos que, si bien le acarreó
más de un problema con los campesinos, le permitió entrar en contacto con el
abigarrado y pintoresco mundo del campo que tan bien reflejaría en su obra
maestra, el Quijote.
Las citas más célebres de Don Quijote de la Mancha
·
El
que lee mucho y anda mucho, ve mucho y sabe mucho.
·
El
amor junta los cetros con los cayados; la grandeza con la bajeza; hace posible
lo imposible; iguala diferentes estados y viene a ser poderoso como la muerte.
·
La
falsedad tiene alas y vuela, y la verdad la sigue arrastrándose, de modo que
cuando las gentes se dan cuenta del engaño ya es demasiado tarde.
·
Un
buen arrepentimiento es la mejor medicina que tienen las enfermedades del alma.
·
El
año que es abundante de poesía, suele serlo de hambre.
·
El
que no sabe gozar de La ventura cuando le viene, no se debe quejar sí se pasa.
·
Parece,
Sancho, que no hay refrán que no sea verdadero, porque todos son sentencias
sacadas de la misma experiencia, madre de las ciencias todas.
Etiquetas:
Día del Libro,
IV Centenário,
Miguel de Cervantes,
Muerte
sábado, 9 de abril de 2016
Aconteceu na BE…
Desde o início do ano letivo, foram
diversas as ações desenvolvidas pela BE, um local de aprendizagem e de
partilha de saberes, visando promover a leitura como fator de desenvolvimento
individual e social, bem como dinamizar práticas pedagógicas e outras
atividades que estimulem o prazer de ler.
Salientamos:
Ø As comemorações do Mês das Bibliotecas Escolares,
em outubro, quando A leitura saiu à rua, levada
por alguns alunos do quarto ano dos Centros Escolares de Paredes e Bitarães, até
junto dos idosos dos Centros de Dia de Beire e Bitarães e do Lar da Santa Casa
da Misericórdia de Paredes. Acompanhados pelo trompetista Paulo Pacheco, aluno
do 6.º grau do Conservatório de Música de Paredes, contaram a história do JB e
ouviu-se “Avé Maria”, de Schubert. Foi
uma experiência enriquecedora em que jovens e menos jovens partilharam sorrisos
e ternura, guiados pela leitura e pela música.
Ø
Ainda em outubro, falámos de alimentação e os
alunos do 2.º ano do agrupamento puderam assistir à apresentação da obra “ O
nabo gigante”. Com a construção de cenários “interativos” lembrou-se a
importância da solidariedade e entreajuda. Foi uma forma diferente de “ler” uma
história e trabalhar a literacia da leitura.
Ø
Em novembro/dezembro, a chamada de atenção foi
para a diferença. Mostrando que “é super ser diferente”, a Ovelhinha Preta entrou em
cena e visitou os alunos dos JI e do 1.º ano do agrupamento e ainda os alunos
da UEAM. A dramatização do conto chamou à atenção para o facto de sermos
únicos, dentro das nossas igualdades e diferenças.
Ø No
segundo período foi tempo de a Gata Gatilde
lembrar aos mais pequenos que as birras afastam os amigos. Devemos tratá-los
com muito respeito e carinho. Mais um momento animado de leitura e partilha.
Ø
Chegou a vez do Luís Novo nos trazer a sua “Gata
Branca” e nos pedir que nos apaixonemos pela leitura. Foi nos centros escolares
de Bitarães e Mouriz, para todas as turmas e JI, mesmo os não agrupados. Em
abril voltará, para encantar os alunos do Centro Escolar de Paredes.

Ø Eis a Semana da Leitura sob o tema “Elos de Leitura”, com partilhas entre pais e filhos, leituras em diferentes línguas e o tão apreciado Concurso de Leitura, envolvendo os três ciclos de escolaridade. Momentos de pura delícia, de belas leituras, intercalados com o trinar das guitarras dos alunos do ensino articulado de música, numa parceria com o Conservatório de Música de Paredes.
E
até ao final do ano haverá mais coisas para contar e outras tantas para dizer.
Até já!
A Equipa da BE
Etiquetas:
BE,
Beire,
Bitarães,
Centro Escolar de Paredes,
Mês das Bibliotecas Escolares,
Mouriz,
Semana da Leitura
Subscrever:
Mensagens (Atom)













