sexta-feira, 16 de abril de 2010

Dia Mundial da Voz

 A voz, o som resultante da vibração das cordas vocais, provocada pela passagem do ar, através da laringe, no momento em que as duas cordas se aproximam e posteriormente modelado pelas cavidades de ressonância (faringe, cavidade bucal e fossas nasais) é o instrumento de trabalho de muitos profissionais inclusive a de todos os professores.
A voz é considerada muitas vezes como duradoura e infalível e só quando surge uma alteração (rouquidão/cansaço) é que lhe damos o devido valor.

No caso dos professores, uma das profissões mais exigentes, as aulas são dadas em ambientes ruidosos com deficientes características acústicas. Um artigo recente (2004) assinala que 11% dos professores que participaram num estudo tinham problemas vocais enquanto que noutras profissões os problemas vocais ocorrem em 6,2% dos casos
Uma relação semelhante foi encontrada quando se perguntou aos participantes se alguma vez na vida tinham tido anteriormente um problema de voz. Nos professores a incidência foi de 57,7%, enquanto que nos restantes participantes era de 28,8%.
Tal como em muitos outros problemas o importante é a informação!
Oiça a sua VOZ! Cuide da sua VOZ! Se notar alguma alteração consulte um profissional de saúde!

Sem comentários:

Enviar um comentário