O Dia Internacional do Enfermeiro celebra-se a 12 de maio.
Este dia, criado pelo Conselho Internacional dos Enfermeiros, visa homenagear todos os enfermeiros do mundo e relembrar a importância destes profissionais da enfermagem na prestação de cuidados de saúde à população em geral. A data escolhida remete-nos para o aniversário de Florence Nightingale, aquela que é considerada a fundadora da enfermagem moderna.
Florence Nightingale nasceu a 12 de Maio de 1820 em Florença. Filha de pais ingleses, foi criada em Inglaterra. As visitas aos doentes que fazia com a sua mãe foram cruciais para que decidisse iniciar um trabalho mais regular junto de aldeões doentes. Inscreveu-se no curso de enfermagem das ordens católicas religiosas em Kaiserwerth, na Alemanha, tendo completado o curso em três meses. Com as diversas viagens que fez pela Europa, observou as várias vertentes da Enfermagem e publicou estudos comparativos entre os diversos países sendo o seu principal desejo a fundação de uma escola de enfermagem com novas bases.
Com trabalho árduo e muita dedicação, Florence conseguiu transformar vários hospitais de campanha em refúgios para os soldados, com condições dignas para os doentes. Criou cinco cozinhas dietéticas, uma lavandaria, salas de café, e salas de leitura proporcionando-lhes momentos de lazer. As enfermeiras efetuavam rondas noturnas com uma lâmpada para observar o estado dos soldados. O inovador tratamento dos pacientes fizeram de Florence um “anjo de guarda dos soldados”, imortalizando-a como a “Dama da Lâmpada”. As alterações introduzidas por Florence levaram a uma baixa do índice de mortalidade, diminuindo de 42,2% para 2,2%. A reputação obtida pelos seus atos heroicos mereceram a atenção da Rainha Victória de Inglaterra, que a condecorou com a Cruz Vermelha Real em 1883 e em 1907 tornou-se na primeira mulher a receber a Ordem de Mérito.
Mas foi a 9 de Julho de 1860 que Florence Nightingale concretizou o seu sonho dourado: fundar uma Escola de Enfermagem. Florence Nightingale teve uma contribuição importante para o reconhecimento da Enfermagem com base no conhecimento epidemiológico da época
Sem comentários:
Enviar um comentário