quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Equinócio de Outono

 


Equinócio de Outono é o nome que a Astronomia dá ao fenómeno que assinala o final do Verão e chegada do Outono. O Equinócio de Outono assinala o momento em que o Sol, visto a partir da Terra, cruza o plano do equador celeste, o que se verifica em setembro no hemisfério norte e em março no hemisfério sul.

O Outono é a estação do ano que sucede o verão e antecede o inverno. Nas regiões de clima temperado ou subtropical é caraterizado por queda gradativa na temperatura e pelo amarelar e início da queda das folhas das árvores, que indica a passagem das estações. O Outono do hemisfério norte é o "Outono boreal" enquanto o Outono do hemisfério sul chama-se "Outono austral".

Equinócio significa literalmente “noite igual”. E durante o equinócio, a maioria dos lugares na Terra verá aproximadamente 12 horas de luz do dia e 12 horas de escuridão, em perfeito equilíbrio – escuro e claro, masculino e feminino, interior e exterior.

Este é o dia de ação de graças do paganismo. Data onde os pagãos honram o Deus e a Grande Mãe.

De acordo com a mitologia celta, o equinócio de outono marca o momento em que o Deus Sol entrega seu lugar no horizonte para a Deusa Mãe em um ciclo. Por isso é o momento de fazer a colheita de frutas e de outros alimentos, para deixar a terra descansar.

Neste Outono aproveita para observar a natureza, as cores incomparáveis das folhas que rodopiam no ar antes de cair no chão.

 

“O Outono leva as flores para que elas possam voltar a nascer. É tempo de renascimento!”





Sem comentários:

Enviar um comentário