sábado, 23 de abril de 2022

DIA MUNDIAL DO LIVRO 2022


Sabias que o Dia Mundial do Livro é comemorado, desde 1996, por decisão da UNESCO, a 23 de abril?

É uma data simbólica para a literatura, já que, segundo os vários calendários, neste dia desapareceram importantes escritores como Cervantes e Shakespeare, entre outros. A ideia da comemoração teve origem na Catalunha: a 23 de abril, dia de São Jorge, uma rosa é oferecida a quem comprar um livro. Mais recentemente, a troca de uma rosa por um livro tornou-se uma tradição em vários países do mundo. 

O objetivo principal deste dia é encorajar a leitura e promover a proteção dos direitos de autor. Destaca-se ainda a importância dos livros enquanto elemento estruturante da educação e do progresso de uma sociedade. Este ano a Capital Mundial do Livro é Tbilisi, na Geórgia e pretende promover o uso das novas tecnologias como meios de incentivo à leitura entre os mais novos.

Em 2022, a ilustradora Susa Monteiro  concebeu a imagem do cartaz alusivo a este dia:




Uma lenda grega conta que as ninfas cultivavam laranjas nos Jardins das Hespérides, e aqueles que provassem os seus gomos de ouro tornavam-se imortais.

Também o livro tem o poder da laranja, tornando imortais quem guarda as palavras e as retém como suas. E, em cada livro lido, há uma vida renovada por mais um leitor, que, serena ou avidamente, abre as suas folhas e bebe as palavras que todos nós conhecemos mas não sabemos transmitir de forma imortal. (in http://livro.dglab.gov.pt/).

Quanto a nós, deixamos-te um link, enviado pelo grupo  LEYA,  para que possas ler alguns textos inéditos de Jõao Pedro Mésseder e de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada. 


Esperamos que gostes! Vivam os LIVROS, Viva a LEITURA!


Sem comentários:

Enviar um comentário