sexta-feira, 10 de junho de 2022

10 de Junho- Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas


                                                        pt.depositphotos.com

 Mais um 10 de Junho, mais uma celebração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Durante o Estado Novo (1933-1974), o 10 de Junho era celebrado como o Dia de Camões, de Portugal e da Raça com vista a exaltar características e feitos nacionais. Foi só a partir de 1978 que este dia adotou a atual designação.

Este feriado nacional assinala ainda o dia da morte do poeta Luís Vaz de Camões, em 1580. Camões foi uma figura emblemática associada aos Descobrimentos pela sua obra maior: Os Lusíadas e foi usado como forma de o regime celebrar os territórios coloniais e o sentimento de pertença a uma grande nação espalhada pelo mundo, com uma raça e língua comuns.

Este ano, as comemorações do 10 de Junho arrancaram quinta-feira de manhã, 9 de Junho, em Braga, com o içar da bandeira nacional, na presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

O chefe de Estado intervirá na cerimónia militar comemorativa do 10 de junho, em que também discursará o constitucionalista Jorge Miranda, que preside à comissão organizadora destas comemorações.

As celebrações do Dia de Portugal terão continuidade em Londres, com a participação do Presidente da República e do Primeiro-ministro, António Costa.

Para saberes um pouco mais, e ficares a par de algumas curiosidades, consulta o link :

https://anamargaridapalmeiraebomeeugosto.blogs.sapo.pt/dia-de-portugal-de-camoes-e-das-23265

Sem comentários:

Enviar um comentário