domingo, 30 de outubro de 2022

A história do Halloween

 

Diz-se que tudo começou no século V a.C., com os antigos festivais celtas. A intenção destas festas era celebrar a passagem de ano e a chegada do inverno, com duração de três dias, onde se acreditava conseguir unir o mundo real com o mundo daqueles que já não se encontravam entre nós.

As cores laranja e preto, ainda hoje utilizadas com grande proeminência no Dia das Bruxas, são provenientes das festas celtas, já que a celebração que deu origem à história do Halloween, o “Samhaim”, decorria no outono e as cores das folhas ganhavam essas tonalidades. os celtas inseriam velas em nabos ocos para afastar os maus espíritos, e com o passar dos anos, os americanos foram substituindo por abóboras grandes com caretas esculpidas; as máscaras e as fantasias também eram utilizadas pelos povos, pois achavam que assim os espíritos não os reconheceriam como humanos; os festivais de Samhaim eram utilizadas grandes fogueiras, o que acabava atraindo muitos morcegos, por isso o morcego também faz parte da simbologia; o esqueleto era uma das formas que eles pensavam que os mortos podiam aparecer; entre outros objetos.

O nome “Halloween” provém da data que antecedia a festa do “Samhaim”, conhecida por “All Hallow’s Eve”, que significava véspera de Todos os Santos. Com o passar dos anos, transformar-se-ia em Halloween.

Este evento passou a ser conhecido como Dia das Bruxas por, na Idade Média, ter sido considerado pela Igreja como um ato pagão. Por isso, para que estas influências tivessem pouco impacto na cultura popular, a Igreja acabou por adotar e transformar o dia para o atual “Dia de Todos os Santos.”








Sem comentários:

Enviar um comentário