segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

"Chá literário" na Biblioteca do Centro Escolar de Mouriz

 

Para dar cumprimento a uma ação do nosso Plano Anual de Atividades, com o intuito de aumentarmos a interação presencial da Biblioteca Escolar(BE) com os encarregados de educação (EE) do Centro Escolar de Mouriz, concretizámos, nesta escola, um "Chá literário", no passado dia 9 de Dezembro, pelas 18:00 horas.

Ao convite feito pela BE, para além das professoras Celeste Fontelas, Helena Costa, Lurdes Babo e Orquídea Pinto, marcaram presença seis EE, dos quais, três deles se fizeram acompanhar dos respetivos filhos. Embora com assistência reduzida, nem por isso a conversa que se gerou à volta da leitura e análise do livro "A Escola do Deserto", de  Cécile Roumiguière, foi menos profícua. EE, alunos e professoras foram, capítulo a capítulo, esmiuçando as informações relevantes da ação que decorre em Marrocos e fazendo analogias com a realidade portuguesa. Assuntos como a não obrigatoriedade de as crianças irem à escola, a falta de recursos didáticos das mesmas, o trabalho infantil, a discriminação das mulheres na cultura muçulmana, a divisão do trabalho, foram, entre outros, trazidos ao debate. No final do debate chegámos todos à conclusão que a vontade férrea da pequena Núria, a protagonista da história, venceu todas as adversidades para se matricular na escola, no sentido de, no futuro, se tornar médica.


Concluída a leitura e o debate, encerramos o encontro com um pequeno beberete de chá e bolinhos, gentilmente oferecidos pela professora Orquídea Pinto e pela Coordenadora do Estabelecimento, professora Lurdes Babo.

Valeu bem a pena e vamos repetir!


Sem comentários:

Enviar um comentário