segunda-feira, 8 de março de 2021

8 de março- Dia Internacional da Mulher

 



O primeiro Dia Internacional da Mulher foi celebrado nos Estados Unidos, a 28 de fevereiro de 1909, em honra da greve dos trabalhadores têxteis nova-iorquinos, em 1908. No entanto o Dia Internacional da Mulher passou a ser celebrado a 8 de março. Porquê?

Há diferentes explicações para justificar a celebração do Dia Internacional da Mulher a 8 de março. Uma dessas explicações é a própria luta das mulheres operárias por mais direitos e melhores condições de vida nas fábricas, a que se juntou o movimento sufragista que reivindicava o direito ao voto por parte das mulheres. Há fontes que dizem que a data foi proposta por causa de um incêndio em 1857, numa fábrica em Nova Iorque. No entanto, este acidente parece nunca ter existido. Neste dia, em 1917, as mulheres russas protestaram exigindo melhores condições de vida. A manifestação reuniu mais de 90 mil pessoas e data tornou - se oficial em 1917.

Em 1975, a Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu oficialmente este dia, durante o Ano Internacional da Mulher. Dois anos mais tarde, em 1977, a Assembleia Geral da ONU adotou uma resolução que proclamava o Dia das Nações Unidas pelos Direitos das Mulheres e da Paz Internacional.

 

Porque é que ainda se comemora este dia?

Apesar de todos os avanços relativos aos direitos das mulheres, nenhum país atingiu a igualdade plena entre homens e mulheres. A mudança efetiva tem-se mostrado difícil e lenta para a maior parte das mulheres e raparigas do mundo. Muitos têm sido os obstáculos que permanecem inalterados na lei e na cultura de muitos países. As mulheres continuam a ser desvalorizadas, algo que se traduz, entre outras coisas, nos seus salários: de acordo com a ONU Mulheres, atualmente, as mulheres continuam a ganhar menos 23% que os homens. Mais graves ainda são os números relativos à violência sexual contra as mulheres: 1 em cada 3 mulheres já sofreu algum tipo de violência física ou sexual; e mais de 200 milhões de mulheres e raparigas foram vítimas da mutilação genital. Causas como o direito ao voto, igualdade salarial, maior representação em cargos de liderança, à proteção em situações de violência física ou psicológica, ou ainda o acesso à educação continuam atuais, pois em vários pontos do mundo, as mulheres não têm esses direitos garantidos.

No que diz respeito a Portugal, na prática, ainda estamos longe de alcançar a igualdade. Apesar das mulheres serem iguais aos homens perante a lei portuguesa, as estatísticas mostram que, em 2017, as mulheres receberam menos 14,8% que os homens. E, em termos de violência, os números não são muito animadores: em 2019, um total de 28 mulheres (num universo de 35, quando contabilizando crianças e homens) morreram em contexto de violência doméstica — uma média de mais de 2 mulheres por mês.

O tema deste ano,2021, é "As mulheres na liderança: Alcançar um futuro igualitário num mundo de COVID-19". Assim, destaca-se o papel das mulheres no combate de um dos maiores desafios atuais para a Humanidade.

 

Fontes

https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Internacional_da_Mulher; https://www.calendarr.com/portugal/dia-internacional-da-mulher/;

https://unric.org/pt/dia-internacional-da-mulher-porque-e-que-ainda-se-celebra-este-dia/;

https://eurocid.mne.gov.pt/eventos/dia-internacional-da-mulher-2021;

 

Sem comentários:

Enviar um comentário