terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

O Jogo da Macaca

 
Já jogaste ao “Jogo da Macaca”?
Julga-se que este jogo terá tido a sua origem junto dos romanos, já que existem gravuras que mostram crianças a brincar a este jogo nos pavilhões de mármore, nas vias da Roma antiga. Na época, o percurso carregava o simbolismo da passagem do homem pela vida. Por isso, em uma das pontas se escrevia céu e, na outra, inferno.
Apesar desta crença, as primeiras referências ao jogo, de que se tem registro confirmado, aconteceram no século 17. Entre os anos de 1635 e 1672, o estudioso inglês Francis Willughby no seu manuscrito “Livro de jogos” (Book of Games) já descrevia a brincadeira em que crianças saltavam sobre linhas no chão, no percurso que simbolizava a trajetória do homem através da vida.”
Em Portugal, há outras variações: jogo da macaca, jogar ou saltar à macaca (no Norte), e ainda jogo-do-homem e pé-coxinho.
Pelo mundo fora é conhecido por diferentes nomes. Na Espanha é conhecida como cuadrillo, infernáculo, reina mora ou pata coja”. Na França é marelle. No Brasil é conhecida como a Amarelinha, por influência francesa e, dependendo das zonas, também como cademia e marelinha, pular maré ou sapata. Em Moçambique, chama-se avião ou neca.  No Chile é o luche e no Peru é a rayuela. Na Colômbia é chamada coroza ou golosa. Nos Estados Unidos e na Inglaterra é hopscotch. Na Rússia é классики (clássiqui).
O jogo consiste (numa das suas muitas versões) em pular sobre um desenho riscado com giz no chão, que também pode ter inúmeras variações. Numa delas, o desenho apresenta quadrados ou retângulos numerados de 1 a 10 e no topo o céu, em formato oval. Tira-se à sorte quem vai começar. Cada jogador joga uma pedrinha, inicialmente na casa de número 1, devendo acertar dentro dos seus limites. Em seguida pula, num pé só nas casas isoladas e com os dois pés nas casas duplas, evitando a que contém a pedrinha.
Chegando ao céu, pisa com os dois pés e retorna pulando da mesma forma até às casas 2-3, de onde o jogador precisa apanhar a pedrinha do chão, sem perder o equilíbrio, e pular de volta ao ponto de partida. Não cometendo erros, joga a pedrinha na casa 2 e assim sucessivamente, repetindo todo processo. Se perder o equilíbrio, colocando a mão no chão ou pisando fora dos limites das casas, o jogador passa a vez para o próximo, retomando o jogo, do ponto em que errou, ao chegar a sua vez novamente.
Ganha o jogo quem primeiro alcançar o céu.
Em breve poderás jogar este jogo com os teus amigos, na escola ou na rua, quando a pandemia passar!





Sem comentários:

Enviar um comentário