Já jogaste ao “Jogo da Macaca”?
Apesar desta crença, as primeiras referências ao jogo, de que se tem registro confirmado, aconteceram no século 17. Entre os anos de 1635 e 1672, o estudioso inglês Francis Willughby no seu manuscrito “Livro de jogos” (Book of Games) já descrevia a brincadeira em que crianças saltavam sobre linhas no chão, no percurso que simbolizava a trajetória do homem através da vida.”
Em Portugal, há outras variações: jogo da macaca, jogar ou saltar à macaca (no Norte), e ainda jogo-do-homem e pé-coxinho.
Pelo mundo fora é conhecido por diferentes nomes. Na Espanha é conhecida como cuadrillo, infernáculo, reina mora ou pata coja”. Na França é marelle. No Brasil é conhecida como a Amarelinha, por influência francesa e, dependendo das zonas, também como cademia e marelinha, pular maré ou sapata. Em Moçambique, chama-se avião ou neca. No Chile é o luche e no Peru é a rayuela. Na Colômbia é chamada coroza ou golosa. Nos Estados Unidos e na Inglaterra é hopscotch. Na Rússia é классики (clássiqui).
Chegando ao céu, pisa com os dois pés e retorna pulando da mesma forma até às casas 2-3, de onde o jogador precisa apanhar a pedrinha do chão, sem perder o equilíbrio, e pular de volta ao ponto de partida. Não cometendo erros, joga a pedrinha na casa 2 e assim sucessivamente, repetindo todo processo. Se perder o equilíbrio, colocando a mão no chão ou pisando fora dos limites das casas, o jogador passa a vez para o próximo, retomando o jogo, do ponto em que errou, ao chegar a sua vez novamente.
Ganha o jogo quem primeiro alcançar o céu.
Em breve poderás jogar este jogo com os teus amigos, na escola ou na rua, quando a pandemia passar!
Sem comentários:
Enviar um comentário