segunda-feira, 30 de novembro de 2020

1.º de Dezembro – Restauração da Independência

 





 O dia 1 de dezembro é feriado nacional. Sabes porquê?  

Como sabes, durante cerca de 60 anos, no chamado período do ‘’Domínio Filipino’’,  o Rei de Espanha era simultaneamente o Rei de Portugal. Este ocupou o nosso país e oprimiu-o. Mas, na manhã de 1 de dezembro de 1640, 120 conspiradores (nobres portugueses) invadiram o Paço da Ribeira, em Lisboa, para derrubar a dinastia espanhola que governava o país desde 1580.

É nesta data que se relembra a ação dos 120 conspiradores (nobres portugueses) que invadiram o Paço da Ribeira, em Lisboa, para derrubar a dinastia espanhola que governava o país desde 1580. Miguel de Vasconcelos, que representava os interesses castelhanos, foi morto a tiro e atirado pela janela. Foi do balcão do Paço que foi proclamada a coroação do Duque de Bragança, futuro D. João IV, iniciando assim a IV Dinastia – a Dinastia de Bragança.

No entanto, a Restauração da Independência só foi reconhecida pelos espanhóis 27 anos depois, com a assinatura do Tratado de Lisboa.

Este é  o feriado civil mais antigo, tendo sobrevivido à Primeira República, ao Estado Novo e à chegada da democracia.

É costume comemorar-se este feriado na Praça dos Restauradores, em Lisboa com honras de Estado onde também se comemora o Dia da Bandeira. A partir de 2013, como parte de um pacote de medidas que visavam aumentar a produtividade, o governo português tinha decidido eliminar o feriado de 1 de dezembro. No entanto, a comemoração da Restauração da Independência Portuguesa foi retomada como um feriado em 2016.

 Vê o vídeo para saberes um pouco mais. Bom feriado

https://youtu.be/H6eBGHXFuyQ

Sem comentários:

Enviar um comentário