terça-feira, 24 de novembro de 2020

O Dia Mundial da Ciência assinala-se a 24 de novembro e tem como objetivo enaltecer o papel da ciência para o desenvolvimento humano, assim como destacar grandes nomes da ciência, colocar desafios para o futuro e fomentar o gosto pela ciência nas gerações mais novas.

A palavra ciência deriva do latim scientia cuja tradução significa conhecimento e representa “qualquer conhecimento ou prática sistemáticos”.

A origem da ciência surgiu numa tentativa de procurar respostas para as perguntas curiosas da humanidade. O homem procurou saber o porquê das coisas. Alguns dedicaram as suas vidas inteiras à ciência procurando compreender o mundo à sua volta.

Ao longo dos tempos a ciência tem promovido o desenvolvimento humano, procurando melhorar a qualidade de vida das pessoas.

A ciência é, sem dúvida, uma ferramenta imprescindível para continuidade do progresso!

Em Portugal, foi criado em 24 de novembro de 1996 o Dia Nacional da Cultura Científica. Foi escolhido este dia pois foi neste data mas em 1906 que nasceu Rómulo de Carvalho, o professor de Física e Química responsável pela promoção do ensino de ciência e da cultura científica em Portugal. Rómulo de Carvalho foi também poeta, sob o pseudónimo de António Gedeão. Sugerimos que ouças um dos seus poemas, alusivo à ciência e também à igualdade.

 


https://youtu.be/9kvoUd9utFM

 

Sem comentários:

Enviar um comentário