quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Dia Mundial do Cinema -05 de novembro

 


A  05 de novembro celebra-se anualmente o Dia Mundial do Cinema.

Ao cinema atribuiu-se o título de Sétima Arte, uma designação dada pelo italiano Ricciotto Canudo na obra Manifesto das Sete Artes, em 1912.

A palavra cinema pode ser definida como movimento gravado, pois trata-se de uma abreviação de cinematógrafo. O termo "cine", de origem grega, significa movimento, e o sufixo "ágrafo", tem significado de gravar.

Em 1895, Paris teve a primeira sessão pública de cinema, que foi organizada pelos irmãos Auguste e Louis Lumière. Utilizando um aparelho chamado de cinematógrafo, imagens em movimento foram projetadas numa grande tela para cerca de 30 espetadores.

Para assinalar o Dia Internacional do Cinema, os espaços culturais incentivam a apreciação da Sétima Arte com exibição de filmes gratuitamente, realização de concursos e até exposições relacionadas com a história dessa manifestação artística. O Museu da Farmácia homenageia a escritora inglesa Agatha Christie com uma visita temática inspirada no universo dos seus livros e uma tertúlia que liga literatura e cinema.

        Clica nos links para saberes mais e poderes assistir, online, à tertúlia promovida pelo Museu da Farmácia.

https://mag.sapo.pt/cinema/atualidade-cinema/artigos/dia-mundial-do-cinema-porque-vale-a-pena-celebrar-a-memoria

https://www.pportodosmuseus.pt/2020/11/02/agatha-christie-visita-museu-da-farmacia-no-dia-mundial-do-cinema/




Sem comentários:

Enviar um comentário